Disponibilização de um espaço acolhedor e estimulante para alunos e pessoal docente e não docente;
Incentivo à adesão a projectos por parte de docentes e discentes;
Aproveitamento da autonomia administrativa e pedagógica na gestão da escola;
Revisão do Plano de Segurança e Emergência;
Criação de um Plano Global de Acção Ambiental;
Garantia de sustentabilidade de experiências e projectos enriquecedores;
Produção e divulgação de relatórios periódicos em relação a todas as parcerias, projectos e actividades;
Representação da escola de forma digna e demonstrativa da qualidade e nível de profissionalismo dos seus elementos;
Planificação, de acordo com o Projecto Educativo de Escola, a curto e médio prazo (periodal/anual e trienal), relativamente:
- ao funcionamento das instalações e equipamentos escolares;
- às actividades lectivas/não lectivas;
- às necessidades formativas dos docentes e não docentes;
- à participação dos encarregados de educação;
- à gestão do pessoal;
- à gestão financeira;
- ao funcionamento e prioridades de trabalho do Serviço de Psicologia e Orientação;
- às relações, acordos e parcerias com as instituições de apoio social e outros agentes colaborantes com a escola;
Funcionamento em rede, delegando responsabilidades e traçando objectivos, nas várias estruturas educativas;
Implementação de formas eficazes de comunicação inter-escolas e inter-órgãos;
Promoção do diálogo efectivo entre pares (Grupos disciplinares, Departamentos, Conselhos de Turmas, Conselho Pedagógico, Assembleia de Escola...), através da tentativa de tornar mais eficazes e dinâmicas as reuniões (aligeirando os processos burocráticos e deixando maior espaço para a discussão pedagógica efectiva);
Intervenção, em tempo útil, no despiste e resolução de problemas;
Promoção de espaços de análise e discussão nos Departamentos Curriculares e no Conselho Pedagógico, com vista a uma permanente melhoria do Projecto Curricular de Escola;
Explicitação clara das funções, responsabilidades e níveis de autonomia dos vários níveis e órgãos de gestão, bem como serviços e equipas (manuais de funções);
Estabelecimento de contratos de colaboração que supram necessidades efectivas e imediatas da escola no sentido da consecução do seu projecto educativo de acordo com príncipios de viabilidade financeira;
Contribuição para o funcionamento de todos os órgãos previstos no Regulamento Interno, com a devida autonomia e poderes efectivos, inclusive a Assembleia de Delegados das Turmas e a Equipa Multidisciplinar de Apoio Sócio-Educativo;
Dinamização, acompanhamento e divulgação dos processos de Auto-Avaliação da Escola;
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