Boas vindas
É com muito prazer e sentido de responsabilidade que vos apresentamos este espaço. Esta é uma das formas, entre outras, que encontramos para interagir convosco, na construção de uma proposta de gestão coerente, partilhada, democrática e ambiciosa para a Escola Básica Integrada dos Biscoitos."Por uma escola colaborativa" é o mote desta equipa que se apresenta como candidata às próximas eleições do Conselho Executivo da nossa unidade orgânica, agendadas para o próximo dia 25 de Junho.Contamos convosco!Contem connosco!
Cada um de vós merece que seja escutada a sua voz!
É tempo de mudança!
É tempo de "arejar"!
É tempo de confiança!
É tempo de desabafar!
Como promover uma escola de sucesso?
>> sexta-feira, 19 de junho de 2009
Muito mais do que aspectos físicos ou outros de mero suporte, o que realmente se revela como importante e que marca a diferença são as pessoas:
"E se procedermos a uma análise mais rigorosa das causas do sucesso e do insucesso do trabalho de uma escola encontram-se normalmente três factores essenciais que estão na base de uma avaliação positiva do trabalho da escola. Em primeiro lugar, a existência de um corpo docente estável, isto é, a implantação na escola de um núcleo central de professores que se mantém fixo durante um determinado número de anos; em segundo lugar, o aparecimento de uma liderança forte, ou seja, uma gestão pedagógica e administrativa conduzida por órgão da escola que assume plenamente as suas responsabilidades e conduz a escola, com legitimidade reconhecida mas com autoridade (embora sem autoritarismo), e, finalmente, o cumprimento de um projecto educativo que vai ao encontro das necessidades e dos anseios da comunidade, adequado às capacidades e aos meios de que a escola dispõe."
Marçal Grilo, Desafios da Educação - Ideias para uma política educativa no século XXI
Tiras, tirinhas!
Acções - Processos de suporte
>> quinta-feira, 18 de junho de 2009
- Dinamização dos espaços da escola de forma a contribuir para o sucesso educativo;
- Análise de eventuais projectos de obras existentes e avaliação/alteração/ acompanhamento da sua implementação, assegurando a criação de um auditório, espaços cobertos destinados ao estudo, ao convívio e ao recreio dos alunos e espaços adequados à biblioteca e centro de recursos;
- Dinamização da Página web/Moodle/Portal da Educação;
- Criação e manutenção de um Blogue da comunidade educativa que fomente a troca de informações, ideias e opiniões;
- Melhoria do funcionamento da Biblioteca da escola com implementação de regras mais eficazes, de actividades de cariz cultural e de aquisição e promoção de obras actuais e relevantes para o Projecto Educativo da Escola;
- Gestão eficaz de todos os equipamentos e recursos educativos disponíveis, nomeadamente através da sua integração no Centro de Recursos;
- Equipamento de valências deficitárias, como os laboratórios de Ciência e os balneários do ginásio (duches e caldeira);
- Melhoria do funcionamento do Bufete e da Cantina, aumentando a qualidade da oferta;
- Avaliação e acompanhamento dos serviços de transporte de alunos;
- Angariação de formas alternativas de auto-financiamento;
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Segundo cartaz
Ora aqui está mais uma produção gráfica, para todos vós.
Acções - Lideranças
>> quarta-feira, 17 de junho de 2009
- Disponibilização de um espaço acolhedor e estimulante para alunos e pessoal docente e não docente;
- Incentivo à adesão a projectos por parte de docentes e discentes;
- Aproveitamento da autonomia administrativa e pedagógica na gestão da escola;
- Revisão do Plano de Segurança e Emergência;
- Criação de um Plano Global de Acção Ambiental;
- Garantia de sustentabilidade de experiências e projectos enriquecedores;
- Produção e divulgação de relatórios periódicos em relação a todas as parcerias, projectos e actividades;
- Representação da escola de forma digna e demonstrativa da qualidade e nível de profissionalismo dos seus elementos;
- Planificação, de acordo com o Projecto Educativo de Escola, a curto e médio prazo (periodal/anual e trienal), relativamente:
- ao funcionamento das instalações e equipamentos escolares;
- às actividades lectivas/não lectivas;
- às necessidades formativas dos docentes e não docentes;
- à participação dos encarregados de educação;
- à gestão do pessoal;
- à gestão financeira;
- ao funcionamento e prioridades de trabalho do Serviço de Psicologia e Orientação;
- às relações, acordos e parcerias com as instituições de apoio social e outros agentes colaborantes com a escola; - Funcionamento em rede, delegando responsabilidades e traçando objectivos, nas várias estruturas educativas;
- Implementação de formas eficazes de comunicação inter-escolas e inter-órgãos;
- Promoção do diálogo efectivo entre pares (Grupos disciplinares, Departamentos, Conselhos de Turmas, Conselho Pedagógico, Assembleia de Escola...), através da tentativa de tornar mais eficazes e dinâmicas as reuniões (aligeirando os processos burocráticos e deixando maior espaço para a discussão pedagógica efectiva);
- Intervenção, em tempo útil, no despiste e resolução de problemas;
- Promoção de espaços de análise e discussão nos Departamentos Curriculares e no Conselho Pedagógico, com vista a uma permanente melhoria do Projecto Curricular de Escola;
- Explicitação clara das funções, responsabilidades e níveis de autonomia dos vários níveis e órgãos de gestão, bem como serviços e equipas (manuais de funções);
- Estabelecimento de contratos de colaboração que supram necessidades efectivas e imediatas da escola no sentido da consecução do seu projecto educativo de acordo com príncipios de viabilidade financeira;
- Contribuição para o funcionamento de todos os órgãos previstos no Regulamento Interno, com a devida autonomia e poderes efectivos, inclusive a Assembleia de Delegados das Turmas e a Equipa Multidisciplinar de Apoio Sócio-Educativo;
- Dinamização, acompanhamento e divulgação dos processos de Auto-Avaliação da Escola;
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Filosofia para uma mudança - IX
Acções - Profissionais
>> terça-feira, 16 de junho de 2009
- Fomento da participação activa de todos os membros da comunidade na construção dos documentos base de orientação e gestão pedagógica (Projecto Educativo de Escola, Projecto Curricular de Escola, Regulamento Interno, e outros);
- Dinamização e estímulo à participação dos agentes educativos em acções, na escola e fora dela, que promovam a reflexão, a inovação e a actualização profissional;
- Contribuição para uma visão transdisciplinar dos curricula;
- Criação de espaços de reflexão sobre as actividades lectivas e partilha de experiências e boas práticas;
- Ponderação sobre perfis e competências na distribuição de serviço;
- Partilha de responsabilidades;
- Implementação de estratégias conducentes a uma maior disciplina e respeito pelos funcionários e demais membros da comunidade educativa por parte dos alunos;
- Promoção do reconhecimento e valorização do papel e acção de cada profissional, nomeadamente através do reconhecimento público da permanência do pessoal (docente e não docente), ao fim de 5, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço na unidade orgânica e através do destaque dos contributos relevantes;
- Divulgação e prestação de esclarecimentos junto do pessoal docente e não docente acerca dos instrumentos para a sua gestão e avaliação;
- Garantia de justiça e equidade na avaliação;
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Acções - Comunidade educativa
>> segunda-feira, 15 de junho de 2009
- Dinamização de actividades de promoção da escola, dos alunos e das actividades/projectos desenvolvidos, junto da comunidade próxima e alargada, nomeadamente através da reformulação da página web da escola, d’O Biscoitinho, da participação em concursos (locais, nacionais e internacionais), e em eventos sociais (actividades desportivas, artísticas e culturais);
- Criação de estruturas de coordenação e estabelecimento de princípios e orientações pedagógicas, com vista à organização rigorosa e acompanhamento das actividades de enriquecimento curricular e horário alargado;
- Reflexão aprofundada e participada sobre os Projectos Curriculares de Turma, com o fim de tornar este documento mais relevante para a identificação de problemas, definição de estratégias e encaminhamento dos alunos para percursos pedagógicos necessários à promoção do sucesso educativo;
- Incentivo à organização da vinda de várias personalidades para participar em actividades da escola, trazendo mais-valias necessárias ao enriquecimento dos projectos educativos (autores, músicos, atletas, actores, especialistas no campo da saúde, do ambiente, profissionais diversos);
- Implementação do currículo regional e local;
- Partilha, com os encarregados de educação, do trabalho de desenvolvimento curricular a promover pelos vários professores, como forma de os co-responsabilizar nos objectivos definidos, implicá-los na vida escolar dos seus educandos e, assim, aumentar a sua participação;
- Troca de experiências pedagógicas entre os membros da escola e de outras escolas;
- Fomento do empreendedorismo e do contacto com o mercado de trabalho e universidades;
- Integração das valências profissionais, pessoais e sócio-culturais dos Pais e Encarregados de Educação como recurso educativo;
- Participação de forma activa na comunidade, envolvendo-se nas actividades de cariz social e cultural (festas tradicionais, espectáculos, palestras, exposições, formação de adultos, etc.);
- Aproximação das famílias da escola com a criação da comunicação por e-mail e o desenvolvimento de processos de consulta antes da tomada de decisões;
- Revitalização do Clube Desportivo Escolar dos Biscoitos;
- Apoio ao funcionamento da Associação de Pais e Encarregados de Educação;
- Promoção da constituição de uma Associação de Antigos Alunos;
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Filosofia para uma mudança - VII
Acções - Alunos
>> domingo, 14 de junho de 2009
- Promoção de ofertas formativas relevantes e que possam ser uma mais-valia para o futuro dos alunos, bem como permitir-lhes saídas profissionais imediatas ou prosseguimento noutros níveis de ensino;
- Valorização do mérito e da excelência dos resultados das aprendizagens;
- Aumento do diálogo com os alunos através da realização efectiva de reuniões periodais com os Delegados e Sub-delegados de turma para auscultação de propostas e opiniões;
- Definição de um projecto efectivo e dinâmico de Apoio Educativo aos Alunos;
- Efectivo encaminhamento e selecção dos alunos que pretendam frequentar os cursos de PROFIJ;
- Oferta de percursos devidamente enquadrados para alunos com necessidades educativas especiais;
- Estímulo ao uso, pelos alunos, dos recursos existentes na escola, nomeadamente no âmbito das novas tecnologias, fomentando a autonomia, o trabalho de pares e a metodologia de projecto;
- Redução do nível de insatisfação dos alunos com as aprendizagens propostas, através da promoção de actividades pedagógicas integradoras;
- Incremento da oferta de actividades extra-curriculares (Exs: clube de música, rádio, teatro, desporto, artes visuais, jornalismo);
- Promoção de intercâmbios de alunos, com outras escolas, através de programas específicos já existentes, ou outros a criar pela própria escola;
- Avaliação construtiva de todos os projectos e inovações pedagógicas em curso e outros que venham a ser implementados;
- Maior cuidado na distribuição dos horários dos alunos, atendendo às contingências de transporte, necessidades e apoios educativos;
- Promoção da disciplina, do respeito mútuo e das boas relações dentro e fora das salas de aula como forma de gerar ambientes de aprendizagem estimulantes;
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