Boas vindas

Olá!
É com muito prazer e sentido de responsabilidade que vos apresentamos este espaço. Esta é uma das formas, entre outras, que encontramos para interagir convosco, na construção de uma proposta de gestão coerente, partilhada, democrática e ambiciosa para a Escola Básica Integrada dos Biscoitos.
"Por uma escola colaborativa" é o mote desta equipa que se apresenta como candidata às próximas eleições do Conselho Executivo da nossa unidade orgânica, agendadas para o próximo dia 25 de Junho.
Contamos convosco!
Contem connosco!

Carta Aberta aos Pais e Encarregados de Educação

>> sábado, 20 de junho de 2009



(clique nas imagens para melhor visualização)

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Cada um de vós merece que seja escutada a sua voz!

É tempo de mudança!
É tempo de "arejar"!
É tempo de confiança!
É tempo de desabafar!


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Filosofia para uma mudança - XII


A autoridade moral de uma equipa
aumenta na medida em que dá provas do seu valor.

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Como promover uma escola de sucesso?

>> sexta-feira, 19 de junho de 2009

Muito mais do que aspectos físicos ou outros de mero suporte, o que realmente se revela como importante e que marca a diferença são as pessoas:

"E se procedermos a uma análise mais rigorosa das causas do sucesso e do insucesso do trabalho de uma escola encontram-se normalmente três factores essenciais que estão na base de uma avaliação positiva do trabalho da escola. Em primeiro lugar, a existência de um corpo docente estável, isto é, a implantação na escola de um núcleo central de professores que se mantém fixo durante um determinado número de anos; em segundo lugar, o aparecimento de uma liderança forte, ou seja, uma gestão pedagógica e administrativa conduzida por órgão da escola que assume plenamente as suas responsabilidades e conduz a escola, com legitimidade reconhecida mas com autoridade (embora sem autoritarismo), e, finalmente, o cumprimento de um projecto educativo que vai ao encontro das necessidades e dos anseios da comunidade, adequado às capacidades e aos meios de que a escola dispõe."

Marçal Grilo, Desafios da Educação - Ideias para uma política educativa no século XXI

Nota: Os negritos são da responsabilidade da Lista A.

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Tiras, tirinhas!


As tirinhas com o endereço do nosso blogue andam a "voar", e as visitas sempre a "pingar".

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Filosofia para uma mudança - XI


Os fortes são suaves, tranquilos.

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Acções - Processos de suporte

>> quinta-feira, 18 de junho de 2009



  • Dinamização dos espaços da escola de forma a contribuir para o sucesso educativo;

  • Análise de eventuais projectos de obras existentes e avaliação/alteração/ acompanhamento da sua implementação, assegurando a criação de um auditório, espaços cobertos destinados ao estudo, ao convívio e ao recreio dos alunos e espaços adequados à biblioteca e centro de recursos;

  • Dinamização da Página web/Moodle/Portal da Educação;

  • Criação e manutenção de um Blogue da comunidade educativa que fomente a troca de informações, ideias e opiniões;

  • Melhoria do funcionamento da Biblioteca da escola com implementação de regras mais eficazes, de actividades de cariz cultural e de aquisição e promoção de obras actuais e relevantes para o Projecto Educativo da Escola;

  • Gestão eficaz de todos os equipamentos e recursos educativos disponíveis, nomeadamente através da sua integração no Centro de Recursos;

  • Equipamento de valências deficitárias, como os laboratórios de Ciência e os balneários do ginásio (duches e caldeira);

  • Melhoria do funcionamento do Bufete e da Cantina, aumentando a qualidade da oferta;

  • Avaliação e acompanhamento dos serviços de transporte de alunos;

  • Angariação de formas alternativas de auto-financiamento;

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Segundo cartaz

Ora aqui está mais uma produção gráfica, para todos vós.


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Filosofia para uma mudança - X


As dificuldades existem para serem vencidas.

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Acções - Lideranças

>> quarta-feira, 17 de junho de 2009



  • Disponibilização de um espaço acolhedor e estimulante para alunos e pessoal docente e não docente;

  • Incentivo à adesão a projectos por parte de docentes e discentes;

  • Aproveitamento da autonomia administrativa e pedagógica na gestão da escola;

  • Revisão do Plano de Segurança e Emergência;

  • Criação de um Plano Global de Acção Ambiental;

  • Garantia de sustentabilidade de experiências e projectos enriquecedores;

  • Produção e divulgação de relatórios periódicos em relação a todas as parcerias, projectos e actividades;

  • Representação da escola de forma digna e demonstrativa da qualidade e nível de profissionalismo dos seus elementos;

  • Planificação, de acordo com o Projecto Educativo de Escola, a curto e médio prazo (periodal/anual e trienal), relativamente:
    - ao funcionamento das instalações e equipamentos escolares;
    - às actividades lectivas/não lectivas;
    - às necessidades formativas dos docentes e não docentes;
    - à participação dos encarregados de educação;
    - à gestão do pessoal;
    - à gestão financeira;
    - ao funcionamento e prioridades de trabalho do Serviço de Psicologia e Orientação;
    - às relações, acordos e parcerias com as instituições de apoio social e outros agentes colaborantes com a escola;

  • Funcionamento em rede, delegando responsabilidades e traçando objectivos, nas várias estruturas educativas;

  • Implementação de formas eficazes de comunicação inter-escolas e inter-órgãos;

  • Promoção do diálogo efectivo entre pares (Grupos disciplinares, Departamentos, Conselhos de Turmas, Conselho Pedagógico, Assembleia de Escola...), através da tentativa de tornar mais eficazes e dinâmicas as reuniões (aligeirando os processos burocráticos e deixando maior espaço para a discussão pedagógica efectiva);

  • Intervenção, em tempo útil, no despiste e resolução de problemas;

  • Promoção de espaços de análise e discussão nos Departamentos Curriculares e no Conselho Pedagógico, com vista a uma permanente melhoria do Projecto Curricular de Escola;

  • Explicitação clara das funções, responsabilidades e níveis de autonomia dos vários níveis e órgãos de gestão, bem como serviços e equipas (manuais de funções);

  • Estabelecimento de contratos de colaboração que supram necessidades efectivas e imediatas da escola no sentido da consecução do seu projecto educativo de acordo com príncipios de viabilidade financeira;

  • Contribuição para o funcionamento de todos os órgãos previstos no Regulamento Interno, com a devida autonomia e poderes efectivos, inclusive a Assembleia de Delegados das Turmas e a Equipa Multidisciplinar de Apoio Sócio-Educativo;

  • Dinamização, acompanhamento e divulgação dos processos de Auto-Avaliação da Escola;

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Filosofia para uma mudança - IX


Nem tudo o que pode ser contado conta,
e nem tudo o que conta pode ser contado.
Albert Einsten

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Acções - Profissionais

>> terça-feira, 16 de junho de 2009



  • Fomento da participação activa de todos os membros da comunidade na construção dos documentos base de orientação e gestão pedagógica (Projecto Educativo de Escola, Projecto Curricular de Escola, Regulamento Interno, e outros);

  • Dinamização e estímulo à participação dos agentes educativos em acções, na escola e fora dela, que promovam a reflexão, a inovação e a actualização profissional;

  • Contribuição para uma visão transdisciplinar dos curricula;

  • Criação de espaços de reflexão sobre as actividades lectivas e partilha de experiências e boas práticas;

  • Ponderação sobre perfis e competências na distribuição de serviço;

  • Partilha de responsabilidades;

  • Implementação de estratégias conducentes a uma maior disciplina e respeito pelos funcionários e demais membros da comunidade educativa por parte dos alunos;

  • Promoção do reconhecimento e valorização do papel e acção de cada profissional, nomeadamente através do reconhecimento público da permanência do pessoal (docente e não docente), ao fim de 5, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço na unidade orgânica e através do destaque dos contributos relevantes;

  • Divulgação e prestação de esclarecimentos junto do pessoal docente e não docente acerca dos instrumentos para a sua gestão e avaliação;

  • Garantia de justiça e equidade na avaliação;

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Filosofia para uma mudança - VIII


Uma equipa de liderança deve, antes de mais, servir.

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Acções - Comunidade educativa

>> segunda-feira, 15 de junho de 2009



  • Dinamização de actividades de promoção da escola, dos alunos e das actividades/projectos desenvolvidos, junto da comunidade próxima e alargada, nomeadamente através da reformulação da página web da escola, d’O Biscoitinho, da participação em concursos (locais, nacionais e internacionais), e em eventos sociais (actividades desportivas, artísticas e culturais);

  • Criação de estruturas de coordenação e estabelecimento de princípios e orientações pedagógicas, com vista à organização rigorosa e acompanhamento das actividades de enriquecimento curricular e horário alargado;

  • Reflexão aprofundada e participada sobre os Projectos Curriculares de Turma, com o fim de tornar este documento mais relevante para a identificação de problemas, definição de estratégias e encaminhamento dos alunos para percursos pedagógicos necessários à promoção do sucesso educativo;

  • Incentivo à organização da vinda de várias personalidades para participar em actividades da escola, trazendo mais-valias necessárias ao enriquecimento dos projectos educativos (autores, músicos, atletas, actores, especialistas no campo da saúde, do ambiente, profissionais diversos);

  • Implementação do currículo regional e local;

  • Partilha, com os encarregados de educação, do trabalho de desenvolvimento curricular a promover pelos vários professores, como forma de os co-responsabilizar nos objectivos definidos, implicá-los na vida escolar dos seus educandos e, assim, aumentar a sua participação;

  • Troca de experiências pedagógicas entre os membros da escola e de outras escolas;

  • Fomento do empreendedorismo e do contacto com o mercado de trabalho e universidades;

  • Integração das valências profissionais, pessoais e sócio-culturais dos Pais e Encarregados de Educação como recurso educativo;

  • Participação de forma activa na comunidade, envolvendo-se nas actividades de cariz social e cultural (festas tradicionais, espectáculos, palestras, exposições, formação de adultos, etc.);

  • Aproximação das famílias da escola com a criação da comunicação por e-mail e o desenvolvimento de processos de consulta antes da tomada de decisões;

  • Revitalização do Clube Desportivo Escolar dos Biscoitos;

  • Apoio ao funcionamento da Associação de Pais e Encarregados de Educação;

  • Promoção da constituição de uma Associação de Antigos Alunos;

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Filosofia para uma mudança - VII



Os vários membros de uma escola devem ser compreendidos,
estimados e apreciados na medida em que se entregam às suas tarefas.

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Acções - Alunos

>> domingo, 14 de junho de 2009



  • Promoção de ofertas formativas relevantes e que possam ser uma mais-valia para o futuro dos alunos, bem como permitir-lhes saídas profissionais imediatas ou prosseguimento noutros níveis de ensino;

  • Valorização do mérito e da excelência dos resultados das aprendizagens;

  • Aumento do diálogo com os alunos através da realização efectiva de reuniões periodais com os Delegados e Sub-delegados de turma para auscultação de propostas e opiniões;

  • Definição de um projecto efectivo e dinâmico de Apoio Educativo aos Alunos;

  • Efectivo encaminhamento e selecção dos alunos que pretendam frequentar os cursos de PROFIJ;

  • Oferta de percursos devidamente enquadrados para alunos com necessidades educativas especiais;

  • Estímulo ao uso, pelos alunos, dos recursos existentes na escola, nomeadamente no âmbito das novas tecnologias, fomentando a autonomia, o trabalho de pares e a metodologia de projecto;

  • Redução do nível de insatisfação dos alunos com as aprendizagens propostas, através da promoção de actividades pedagógicas integradoras;

  • Incremento da oferta de actividades extra-curriculares (Exs: clube de música, rádio, teatro, desporto, artes visuais, jornalismo);

  • Promoção de intercâmbios de alunos, com outras escolas, através de programas específicos já existentes, ou outros a criar pela própria escola;

  • Avaliação construtiva de todos os projectos e inovações pedagógicas em curso e outros que venham a ser implementados;

  • Maior cuidado na distribuição dos horários dos alunos, atendendo às contingências de transporte, necessidades e apoios educativos;

  • Promoção da disciplina, do respeito mútuo e das boas relações dentro e fora das salas de aula como forma de gerar ambientes de aprendizagem estimulantes;

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Filosofia para uma mudança - VI



A dúvida é o princípio da sabedoria.
Aristóteles

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Faça o favor de nos transmitir as suas opiniões e contributos sobre tudo o que diz respeito à EBI dos Biscoitos,
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