Como promover uma escola de sucesso?
>> sexta-feira, 19 de junho de 2009
Muito mais do que aspectos físicos ou outros de mero suporte, o que realmente se revela como importante e que marca a diferença são as pessoas:
"E se procedermos a uma análise mais rigorosa das causas do sucesso e do insucesso do trabalho de uma escola encontram-se normalmente três factores essenciais que estão na base de uma avaliação positiva do trabalho da escola. Em primeiro lugar, a existência de um corpo docente estável, isto é, a implantação na escola de um núcleo central de professores que se mantém fixo durante um determinado número de anos; em segundo lugar, o aparecimento de uma liderança forte, ou seja, uma gestão pedagógica e administrativa conduzida por órgão da escola que assume plenamente as suas responsabilidades e conduz a escola, com legitimidade reconhecida mas com autoridade (embora sem autoritarismo), e, finalmente, o cumprimento de um projecto educativo que vai ao encontro das necessidades e dos anseios da comunidade, adequado às capacidades e aos meios de que a escola dispõe."
Marçal Grilo, Desafios da Educação - Ideias para uma política educativa no século XXI
1 comentários:
Sem dúvida!!!
Enviar um comentário