Fomento da participação activa de todos os membros da comunidade na construção dos documentos base de orientação e gestão pedagógica (Projecto Educativo de Escola, Projecto Curricular de Escola, Regulamento Interno, e outros);
Dinamização e estímulo à participação dos agentes educativos em acções, na escola e fora dela, que promovam a reflexão, a inovação e a actualização profissional;
Contribuição para uma visão transdisciplinar dos curricula;
Criação de espaços de reflexão sobre as actividades lectivas e partilha de experiências e boas práticas;
Ponderação sobre perfis e competências na distribuição de serviço;
Partilha de responsabilidades;
Implementação de estratégias conducentes a uma maior disciplina e respeito pelos funcionários e demais membros da comunidade educativa por parte dos alunos;
Promoção do reconhecimento e valorização do papel e acção de cada profissional, nomeadamente através do reconhecimento público da permanência do pessoal (docente e não docente), ao fim de 5, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço na unidade orgânica e através do destaque dos contributos relevantes;
Divulgação e prestação de esclarecimentos junto do pessoal docente e não docente acerca dos instrumentos para a sua gestão e avaliação;
Garantia de justiça e equidade na avaliação;
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